Materiais de construção: a retração do IACI em 2015 foi mais intensa no Norte.
O índice de atividade da construção imobiliária (IACI) encerrou 2015 com retração de 13,2%, após ter registrado quedas de 8,7% e 5,2% em 2014 e 2013, respectivamente, de acordo com dados do Monitor da Construção Civil (MCI), composto por um conjunto de índices elaborado em parceria entre a Tendências e a Criactive.
O IACI mede a área em construção (em fase de fundação, estrutura ou acabamento) de obras imobiliárias residenciais, comerciais, de turismo e outros, com abr...
Veja como encarar o desaquecimento no mercado de locação.
Pela primeira vez desde 2008 os preços de aluguel de imóveis registraram queda anual. Em 2015, os valores de locação caíram, em média, 3,34% em nove cidades acompanhadas pelo índice FipeZap, que avalia as variações de preços de aluguéis anunciados. Em São Paulo, os preços dos aluguéis caíram 3,7%. No Rio de Janeiro, a queda foi ainda maior: 8,27%.
Já a variação no preço de venda de imóveis chegou a subir em 2015, mas apenas 1,32%, ficando bem abaixo da inflação....
O preço dos aluguéis caiu 0,04% em dezembro na comparação com novembro, apontou o Índice FipeZap de Locação, que acompanha o preço do aluguel residencial em 9 cidades brasileiras.
Esta é a oitava queda nominal nessa base de comparação. Com isso, o índice fechou o ano em queda de 3,34%, primeira vez que o resultado fica negativo desde o início da série histórica, em 2008.
Já a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 10,67%. Com isso, o Índice FipeZap de Locação mostrou queda real de 12,66% ...
Nos últimos 12 meses, preços ficaram 8,71% abaixo da inflação registrada no período.
O preço dos imóveis no Brasil subiu menos de 1% nos últimos doze meses encerrados em janeiro deste ano. É o que aponta o índice FipeZap de janeiro, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras.
Enquanto a valorização dos imóveis foi de apenas 0,85% nesses 12 meses, a inflação, medida pelo IPCA, deve encerrar o período com aumento de 10,48%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ao considerar o efeito da inflação, portanto, o í...
Em 2015, 27% dos brasileiros que alugaram um imóvel e 17% dos que compraram uma casa ou apartamento conseguiram o porcentual de desconto.
O desaquecimento do mercado imobiliário no Brasil vem gerando bons descontos no aluguel e na compra de imóveis. É o que aponta uma pesquisa sobre negociações divulgada pelo site de classificados imobiliários VivaReal.
Segundo o levantamento, 48% dos consumidores que fecharam negócios pelo site ao longo de 2015 conseguiram reduções nos preços inicialmente anunciados ao concluir a transação, tanto no caso das compras, quanto de aluguéis. Na maior parte das neg...
Casas: iniciativa é inflada pelos financiamentos da casa própria tomados pelo cidadão.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sempre esteve associado a investimentos públicos injetados em projetos prioritários de infraestrutura, principalmente em áreas como transporte, energia e saneamento.
Uma avaliação sobre o histórico de sua execução financeira, no entanto, revela que o programa lançado em 2007 sempre foi, na realidade, uma iniciativa inflada pelos financiamentos da casa própria tomados pelo cidadão.
De 2007 a 2014, os aportes feito...
Cyrela, Eztec e M. Bigucci oferecem financiamento direto a clientes como forma de driblar o aumento de restrição dos bancos no crédito imobiliário.
Os bancos vêm pisando no freio na hora de financiar imóveis no Brasil. Para conter os cancelamentos de contratos de clientes que não conseguem crédito na praça na hora da entrega das chaves, construtoras voltaram a financiar imóveis de forma direta. Algumas, mais agressivas, chegam a conceder crédito em valor equivalente a até 80% do valor do imóvel.
É o caso da Cyrela. Além do porcentual mais alto do financiamento, a construtora també...
Imóveis: o crédito imobiliário com recursos de poupança desabou 33% no ano passado, totalizando R$ 75,6 bilhões em relação a 2014.
O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis com recursos da poupança deve encolher 20,6% neste ano, para um patamar de R$ 60 bilhões, de acordo com as projeções da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
"As projeções indicam que 2016 será um ano igualmente desafiador sob o ponto de vista econômico. Comprar imóvel...
Os custos dos financiamentos de imóveis devem ser elevados nos próximos anos em decorrência de mudanças estruturais nas fontes que fornecem recursos para o crédito imobiliário, segundo Gilberto Duarte, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Em evento realizado na terça-feira 26/12/2015 sobre os resultados do mercado imobiliário em 2015 e as perspectivas para 2016, Duarte afirmou que em 2015 a poupança, principal fonte de recursos do crédito imobiliário no país, forneceu 75,6 bilhões de reais para a aquisição e construção ...
Aedes aegypti: a MP estabelece como imóvel abandonado aquele com flagrante ausência prolongada de utilização.
O governo publicou no dia 01/01/2016 medida provisória (MP) que permite o ingresso forçado de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares abandonados para ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
O texto autoriza ainda a entrada do agente público em casas onde o proprietário não esteja para garantir o acesso e quando isso se mostre “essencial para contenção de doenças”. O agente poder&...
As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade