Os custos dos financiamentos de imóveis devem ser elevados nos próximos anos em decorrência de mudanças estruturais nas fontes que fornecem recursos para o crédito imobiliário, segundo Gilberto Duarte, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Em evento realizado na terça-feira 26/12/2015 sobre os resultados do mercado imobiliário em 2015 e as perspectivas para 2016, Duarte afirmou que em 2015 a poupança, principal fonte de recursos do crédito imobiliário no país, forneceu 75,6 bilhões de reais para a aquisição e construção ...
Aedes aegypti: a MP estabelece como imóvel abandonado aquele com flagrante ausência prolongada de utilização.
O governo publicou no dia 01/01/2016 medida provisória (MP) que permite o ingresso forçado de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares abandonados para ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
O texto autoriza ainda a entrada do agente público em casas onde o proprietário não esteja para garantir o acesso e quando isso se mostre “essencial para contenção de doenças”. O agente poder&...
Imóveis: ao direcionar esse capital para outros fins, há o risco de que parte do FGTS fique comprometido e menos dinheiro seja encaminhado para financiamento imobiliário.
A decisão do governo em disponibilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) como garantia para contratação de crédito consignado pode prejudicar o mercado imobiliário, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Rubens Menin.
Ao direcionar esse capital para outros fins, há o risco de que parte do FGTS fique comprometido e menos dinheiro seja encaminhado para financi...
Os consórcios são uma modalidade de autofinanciamento desenvolvida no Brasil usada por mais de 7 milhões de pessoas para comprar algum bem – um imóvel, por exemplo. Funciona da seguinte maneira: a administradora do consórcio, uma instituição financeira, reúne um grupo de pessoas com o objetivo comum de comprar o mesmo bem. Imagine, por exemplo, que 200 pessoas se juntam para comprar 200 imóveis, dividindo os pagamentos em 100 parcelas mensais. A cada mês, o dinheiro das parcelas pago por todos os participantes é usado para que ao menos dois deles possam fazer a aquisição.
Existe duas formas de adquirir o bem: sorteio ou dando um lance.
A pe...
Chega uma certa idade em nossas vidas que quase todos nós queremos a mesma coisa… juntar as escovas de dentes com alguém e sair da casa dos pais rumo à sua própria vida.
Mas para que isto aconteça é necessário que o casal coloque todos os possíveis gastos de se morar sozinho nas contas e que, pelo menos no começo, estejam dispostos a alguns sacrifícios como reduzir o número de saídas nos finais de semana, gastar menos com a compra de itens supérfluos ou ainda esperar para realizar a troca do carro.
Gastos com água, luz, telefone, internet, TV por assinatura, IPTU, IPVA, seguro, supermer...
Avaliando a compra de um imóvel
A primeira dúvida de alguém que realizará a compra de um imóvel é: “Pago tudo de uma única vez ou parcelo o valor do imóvel?”. Essa é a dúvida de 10 a cada 10 pessoas que estão pensando em adquirir um imóvel e sua resposta é sempre a mesma: Depende!
Mas depende do que?
Existem muitos fatores que levam à compra de um imóvel e todos estes devem ser colocados na ponta do lápis para que após a determinação da estratégia adotada, não haja arrependimentos que possam se traduzir em prejuíz...
O ano será bom para o comprador ou para o vendedor? Preços dos imóveis estarão com descontos? Juros dos financiamentos estarão altos?
Confira os resultados a seguir e fique por dentro das principais tendências do mercado para o ano que se inicia.
Atividade em baixa
Com os fortes indícios de que a crise econômica deve se manter em 2016, o mercado imobiliário deve ter outro ano de baixa atividade.
Apenas para citar alguns dados de 2015, de janeiro a setembro deste ano os lançamentos de imóveis no Brasil sofreram queda de 24% e o número de vendas caiu 7% em relação ao me...
O mercado imobiliário tende a continuar no vermelho em 2016. Essa é a previsão do economista do FipeZap, Raoni Costa.
Depois da perda real de 8,48% em 2015 diante da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa é que o preço de vendas de imóveis continue avançando em ritmo muito mais baixo do que a inflação.
“Enquanto essa situação de recessão continuar, acredito que o mercado imobiliário vai continuar sofrendo”, diz ele.
No meio do ano, a Fipe lançou um estudo apontando ...
A Prefeitura de São Paulo começa a enviar no dia 14 os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016 com reajuste de 9,5% no valor do metro quadrado do terreno ou construção, que serve como base de cálculo do valor venal do imóvel.
O índice está abaixo da inflação oficial prevista em 2015, de 10,72%.
Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, o IPTU de 2016 será apurado a partir desses valores venais e poderá resultar em índice de reajuste diferente, com os limites de 10% sobre o valor lançado em 2015 para os imóveis residenciais e de 15% para os demais im&oacut...
O preço dos imóveis no Brasil teve queda real em 2015, ou seja, sua valorização ficou abaixo da inflação esperada para o ano. É o que aponta o índice FipeZap de dezembro, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras.
Enquanto a valorização dos imóveis em 2015 foi de 1,32%, a inflação - calculada pelo IPCA - deve encerrar o ano passado com aumento de 10,72%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, a estimativa é que o aumento do valor dos imóveis fique 8,48% abaixo da inflação registrada no período.
A alta de ...
As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade