Decoração em cozinhas deve ir além da aparência e oferecer um espaço útil e funcional
Ao comprar e planejar uma cozinha, a maioria das pessoas pensa apenas quão bonita ela deve ser, mas se esquecem das tarefas do dia a dia que devem ser facilitadas, unindo soluções ergonômicas que reduzem o esforço e o tempo de trabalho. A Blum, fabricante austríaca de ferragens para móveis, dá dicas de como tornar a sua cozinha mais prática e funcional.
De acordo com a empresa austríaca, armários mais largos e profundos, que aproveitam cada canto, acabam gerando por volta de 52% de economia de espaço. O projeto da cozinha dinâmica inclui diversas soluções que se adaptam ao movimento perfeito por toda a vida útil do móvel, que está em torno dos 20 anos.
Confira 5 dicas para deixar sua cozinha funcional
1 – Opte por portas de armários e gavetas com amortecimento. A tecnologia usada pela Blum com centro de rotação aprimorado permite o fechamento e abertura das portas sem colisões, até mesmo nas de maior espessura. As gavetas devem ter um fechamento leve e silencioso.
2 – Utilize gavetas com divisão interna. Elas se ajustam perfeitamente aos itens de estoque, como talheres e pequenos eletrodomésticos, alimentos e bebidas. Gavetas de canto com extensão total possibilitam o acesso até a parte mais interna do móvel, gerando uma enorme economia de espaço.
3 – Preveja o local disponível com antecedência. Antes de comprar, planeje. Compreender a realidade do espaço da sua cozinha é fundamental para não ter problemas quando for se movimentar no local.
4 – Pense em todas as áreas a serem ocupadas. É necessário levar em consideração os cinco setores: despensa, armazenagem, área da pia, local de preparação do alimento e espaço para cozinhar e assar.
5 – Opte por móveis com fácil abertura. Evitar maçanetas e puxadores é uma ótima pedida. Armários que se abrem com apenas um toque dinamizam o trabalho na cozinha, dando agilidade no preparo dos alimentos.
Data: 19/06/2013