Construction Expo 2013 terá Salão para mostrar a importância do pré-moldado na construção
O Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, marcada de 5 a 8 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes (SP), ressaltará a contribuição e a importância da indústria de pré-moldado para a modernização e a evolução da construção civil brasileira. O espaço exclusivo é coordenado pela ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto.
A ideia desse espaço exclusivo é mostrar o processo de elaboração dos pré-moldados, iniciando pelo projeto, passando pela fabricação até a montagem do sistema. Por meio de 20 paineis fotográficos e salas de exibição de vídeos, o visitante da Construction Expo 2013 terá a oportunidade pioneira em entender e compreender o conceito desse sistema e os benefícios que ele traz à construção. “Durabilidade, resistência, precisão, redução de custos, agilidade em atender prazos mais ousados e qualidade são algumas das vantagens da construção industrializada”, afirma Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.
Esses benefícios são comprovados pelo uso desse sistema em obras de edificações e de infraestrutura, por isso algumas arenas da Copa do Mundo de 2014, que têm prazos definidos, estão utilizando pré-fabricados em toda a sua estrutura. “Para conseguir ser entregue a tempo de abrir a competição, a adoção de pré-fabricado de concreto em boa parte da obra está sendo determinante”, explica Íria.
O conteúdo apresentado no Salão ABCIC da Construção Industrializada de Concreto está sendo elaborado e construído com a participação de empresas atuantes na área de pré-moldados de concreto, tanto fabricantes como fornecedores de materiais, equipamentos, insumos e serviços, o que reforça a integração de toda a cadeia produtiva. Entre as empresas patrocinadoras do projeto estão Arcelor Mittal, Cassol, Incopre, Leonardi, Protendit, T&A, Holcim, PDI Pré-fabricados e Precon. Já as empresas apoiadoras são: Alveolare, BM Premoldados, Concrelaje, Engemolde, IBPC, IBPRÉ, Premo e Premodisa.
Para Íria, essa demonstração de apoio das empresas associadas fortalece, ainda mais, o segmento. “A feira proporcionará uma oportunidade para essas companhias aprofundarem o relacionamento entre eles e com seus clientes. Além disso, deixará um legado institucional de conteúdo e informações, que poderão ser trabalhados posteriormente em outras ocasiões para divulgação do sistema construtivo”, avalia.
O Salão ABCIC da Construção Industrializada de Concreto na Construction Expo 2013 ainda terá uma praça, pavimentada com pavers, uma tecnologia de pisos de elemento em concreto, para dar as boas-vindas aos visitantes, seis estações de trabalho, três áreas de relacionamentos e bem-estar para os profissionais e para as empresas que participarem do espaço. A praça é uma ação institucional da Bloco Brasil.
Além disso, haverá também uma ação fora do ambiente da feira, que é uma visita a uma fábrica de pré-moldados. Para participar, é necessário fazer um credenciamento. Terão preferência na inscrição os participantes do Seminário Desempenho e Confiabilidade das estacas pré-fabricadas de concreto como solução de fundações profundas e do Curso Pré-fabricados de Concreto – Uma abordagem completa da fábrica aos canteiros de obras, promovidos pela Abcic no Construction Congresso.
Construction Expo 2013
A Construction Expo 2013 também terá o Salão da Construção Seca, que irá mostrar as aplicações e inovações das cadeias do steel frame e do drywall, e o Salão do Rental, que mostrará a importância da área de locação.
Haverá ainda os Salões das Grandes Construções. São eles: o Salão da Arena Corinthians, o Salão do Porto Maravilha, o Salão da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e o Salão do Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que terão participação das empresas fornecedoras e prestadoras de serviço e uma área conceitual para mostrar o desenvolvimento e tecnologia utilizados em cada obra.
A Construction Expo 2013 tem o apoio das principais construtoras e mais de 120 entidades setoriais. A feira deverá contar com cerca de 300 expositores e 25 mil visitantes e apresentará novidades de métodos construtivos, fornecedores de serviços e fabricantes de produtos, matérias-primas, insumos para construção de edifícios residenciais, comerciais, industriais, shopping centers e hospitais e para a execução de obras em rodovias, ferrovias, metrôs, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, na área de saneamento, em energia hidrelétrica e eólica, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, entre outros.
Informações: www.constructionexpo.com.br .
Data: 24/05/2013