Fale Conosco

12 3018-4910

Corretores:

Raquel Jordán

(12) 99128-4712

75510-F

Alberto Vidal

(12) 99723-0430

67651-F
Digite a referência do imóvel >

Especialista dá dicas de como usar as cores na decoração por meio do Feng Shui

As cores são essenciais para a decoração e ajudam a transmitir sensações únicas. “Cor é energia pura e faz bem para as pessoas”, destaca o professor e consultor de Feng Shui, Franco Guizzetti, da capital paulista, que ensina que na hora de escolher as tonalidades para colorir um ambiente podemos observar sob dois pontos de vista: decorativo e do Feng Shui. “Mas tenha a certeza de que todas as cores são bem-vindas”, destaca.
 
A pedido da Solventex, o professor explica quais as características de algumas tonalidades que estão presentes na cartela de cores tanto da linha de esmalte sintético Esmaltex, quanto nas linhas de látex  acrílico Vinilar e Viniltex. Confira e escolha a sua cor!
 
Branco: muito usada no Feng Shui, tem padrão neutro. “No Feng Shui, está ligada ao elemento metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois representa infinito, deixando em uma pessoa que passa muito tempo neste ambiente, uma sensação de frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos e/ou cores quentes”, ensina Guizzetti, que lembra que a cor é usada para dar amplitude a ambientes pequenos e apertados e passa a sensação de limpeza.
 
Preto: ligada ao elemento água no Feng Shui, deve ter sua aplicação com cautela, pois pode transmitir a sensação de angústia por lembrar o luto, as perdas e a tristeza, segundo Franco Guizzetti e, por isso, costuma aparecer em detalhes na decoração. “É uma cor muito usada no teto com pé-direito muito alto, para dar a sensação de rebaixamento”, indica.
 
Verde: neutra, é uma tonalidade que representa o elemento madeira no Feng Shui e “acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas e significa esperança e satisfação”, conta Guizzetti, que indica cautela na combinação do tom com vermelho porque “teremos um local muito quente, com verde/madeira e o vermelho/fogo”. Nos locais onde há problemas de saúde, o verde é uma ótima cura, segundo o professor, e,nos banheiros, ajuda a elevar a energia do cômodo. “No piso e nos detalhes, lembra a natureza.”
 
Lilás/violeta: cor que traz tranquilidade, sossego e calma, estimula a espiritualidade e a meditação. “Tem efeito purificador, transforma energias negativas em positivas, é ótimo para a saúde e acalma o coração,a mente e os nervos. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade”, diz Franco Guizzetti, que recomenda seu uso em cantinhos de meditação e oração da casa e sugere que se evite a predominância dessa cor.
 
Laranja: cor do intelecto, em doses pequenas estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. “É bom para usar nas áreas da casa nas quais se quer estimular o diálogo, como as salas de estar e jantar e a cozinha. Em excesso, pode provocar conversas demais,brincadeiras fora de hora e aumento do apetite”, indica o profissional, que propõe seu uso na sala de jantar em uma única parede, em tons suaves, como o Pêssego da linha Vinilar.
 
Vermelho: “no Feng Shui é uma cor que pode estimular o relacionamento afetivo, o sucesso, a autoestima, a fama e a prosperidade. É uma cor ligada ao elemento fogo e deve ser usado com cuidado, por ser estimulante. No quarto do casal, ativa a sexualidade. Na sala ou na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor”, diz Franco que acredita que a cor deva ser usado em detalhes, para trazer glamour e exotismo ao ambiente.
 
Azul: tem efeito calmante e tranquilizante e pode provocar sono em excesso. Deve ser usado por quem é muito agitado e está associado ao elemento água no Feng Shui. “Pode ser aplicado em grandes áreas, mas deve ser combinado a outras cores para evitar a monotonia e o sono. O tom mais escuro transmite autoridade e poder”, conta.
 
Amarelo: estimulante do intelecto, “é a cor da luz e deve ser usada em ambientes escuros”. Também incentiva a comunicação, o mental e o apetite e, em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, gerando preocupação. “Nos ambientes é usado para aquecer e iluminar áreas escuras e frias. No piso, provoca a sensação de avanço e pode incomodar quando usado em grandes superfícies por causa da incidência de luz”, conclui Franco Guizzetti.
 

Data: 24/05/2013

As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.

2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br

Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE