12 3018-4910
Com a crescente expansão imobiliária nas mais diversas cidades do país, a profissão despertou grande interesse. Apesar de parecer simples aos leigos, o corretor de imóveis precisa ter conhecimentos, formação e experiência para conseguir se estabelecer no mercado. Entretanto, nada é impossível. Basta um pouco de investimento para conseguir deslanchar na área.
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pelo Código Civil. Para que a pessoa possa atuar, é preciso que haja uma formação prévia em um curso técnico ou superior. Há duas opções: uma delas é o curso Técnico em Transações Imobiliárias; e a outra é um curso superior, diplomado em Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. As instituições de ensino que oferecem esses cursos são inúmeras, sendo possível até mesmo realizar a formação a distância via internet.
Porém é preciso ter cuidado e se matricular apenas em instituições credenciadas e autorizadas. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, por exemplo, indica uma lista através do Conselho Estadual de Educação, que pode ser acessada aqui. Para quem ainda quer correr atrás da formação até o final deste ano, vale a pena se informar sobre os cursos pela internet. Quem já tem formação no setor, pode apostar em um curso superior sequencial para complementar a formação.
Os cursos exigem a comprovação de um estágio antes de emitirem os certificados. Ou seja, mesmo durante a formação, é preciso que o profissional esteja atuante no mercado e capacitado para realizar as atividades. O estágio é feito sob supervisão dos Conselhos Regionais, auxiliando diretamente no preparo e no aprendizado dos futuros corretores.
As funções que competem ao corretor imobiliário incluem vistoria, anúncio e venda dos imóveis. O profissional precisa estar treinado para emitir laudos; assegurar a fiscalização dos imóveis; realizar todo o processo de compra e venda, trabalhando com todos os documentos necessários para concretizar as transações; e prestar consultoria de novos imóveis, contratos, aluguéis e valores. Sem esquecer, é claro, de uma assessoria que deve ser prestada até mesmo depois de firmados os contratos. O corretor pode atuar como autônomo, captador, assalariado ou em parceria com uma imobiliária, incorporadora ou construtora. Para ter sucesso, é preciso estar sempre atualizado, estudar o perfil dos clientes e acompanhar os principais lançamentos no mercado.
Além de deter conhecimentos em direito e legislação, cabe ao profissional ser capaz de lidar com a rotina de trabalho, que inclui algumas características que são mais favoráveis a determinados tipos de pessoa. Alguns exemplos são proatividade, desenvoltura, simpatia e capacidade de trabalhar com o público. Esse contato é vital para conseguir clientes, garantir indicações e estabilidade na profissão. Afinal, por se tratar exatamente de um serviço de contato interpessoal, é necessário ter essa disposição, mesmo aos finais de semana.
Por Aline Matos
Agência Conversion
Data: 25/06/2015
2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br
Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE