12 3018-4910
Em casos de herança, em que um ou mais imóveis compõem o patrimônio deixado para vários herdeiros, pode haver discordância a respeito do real valor dos bens no caso de partilha e venda dos mesmos. Nesses casos, é recomendável contratar um serviço de assessoria imobiliária, que irá realizar um laudo técnico discriminando as especificidades do imóvel herdado, a fim de ser atribuído o seu valor real e legítimo.
O que é um laudo técnico?
O nome oficial desse tipo de laudo técnico é “Parecer técnico de avaliação mercadológica”. Ele consiste em uma avaliação documentada especial, que irá atestar o valor específico da propriedade. Nele, consta uma lista com detalhes discriminados do bem que irão justificar o preço atribuído, que incluem informações sobre a estrutura geral do imóvel, dados técnicos sobre zoneamento, além de análises e fatores comparativos em relação a outros imóveis localizados na região em condições semelhantes que estejam à venda. Leva-se também em consideração apontamentos gerais sobre questões relativas à mobilidade do local e infraestrutura urbana em geral.
Como é realizada a avaliação?
Existem inúmeros fatores que precisam ser avaliados e discriminados na composição do parecer técnico para estabelecer o valor do patrimônio. Informações gerais como a metragem, a localização e o estado de conservação do imóvel são dados importantes. Além disso, há outras características gerais que devem ser levadas em conta para uma estimativa correta do valor do imóvel como:
- Quantidade de quartos
- Número de vagas de garagem
- Idade e estado de conservação do imóvel e do prédio (no caso de apartamentos)
- Padrão arquitetônico geral (como vista, presença de varandas, ventilação, espaços comuns de circulação, altura do andar, face de localização, fachada)
- Valores tributários como IPTU, condomínio
- Serviços oferecidos pelo condomínio, se houver
O avaliador ou assessor imobiliário, na determinação do valor do imóvel, também levará em conta os valores dos imóveis à venda praticados na região. O corretor, que deverá possuir registro no Creci da região, deverá pesquisar os índices e alterações do mercado imobiliário local e nacional, para uma exata mensuração de preços compatíveis com o bem avaliado.
Providenciando a documentação
Para providenciar este laudo técnico, é fundamental contratar os serviços de um corretor experiente ou uma assessoria imobiliária cujos profissionais responsáveis tenham o título de avaliador imobiliário, concedido a portadores do diploma do curso superior em gestão imobiliária. Corretores que possuam o certificado de especialista em avaliação imobiliária, obtido após o término do curso no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) também estão autorizados a emitir esse tipo de parecer técnico.
Desta forma, os herdeiros que desejarem vender o imóvel poderão contar com uma justificativa com base técnica e legal para a estipulação do valor da venda, o que pode garantir uma negociação satisfatória e a partilha posterior do dinheiro de forma transparente e justa entre os beneficiados, que terão seus interesses resguardados durante a negociação.
Fonte: RioKasa
Data: 22/06/2015
2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br
Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE