12 3018-4910
As vendas de 109,1 mil novas cotas do consórcio de imóveis, no primeiro semestre deste ano, apresentaram crescimento de 40% sobre as 77,9 mil acumuladas no mesmo período em 2014. Esse volume, acrescido das adesões ocorridas nos demais setores do sistema (veículos leves, pesados, motos, eletroeletrônicos e serviços), resultou no total de 1,16 milhão (de janeiro a junho de 2015), 1,8% superior às 1,14 milhão comercializadas no ano passado (de janeiro a junho de 2014).
No setor de veículos leves também houve aumento nas vendas, cujo acumulado, nos mesmos seis primeiros meses, completou 468,5 mil, 11,3% superior as 421 mil anteriores (de janeiro a junho de 2014).
Outro destaque do Sistema de Consórcios nesse período foi o setor de veículos pesados. Como termômetro da economia, o transporte, ao lado do agronegócio, indicou interesse na recuperação por meio de novas adesões nos últimos cinco meses depois de forte retração (-31,7%) verificada no segundo mês. Foi registrado aumento superior a 78%, ao saltar de 2,8 mil cotas em fevereiro para 5 mil comercializadas em junho.
Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Paulo Roberto Rossi, "o primeiro semestre mostrou-se bastante consistente no aumento gradativo das vendas de cotas, tanto no âmbito dos setores analisados como no geral. Os números confirmam maturidade na atitude do consumidor que, com responsabilidade, vem adequando suas finanças pessoais ao momento difícil da economia brasileira.""
Ao comentar a mudança de comportamento, especialmente frente a compromissos financeiros de médios e longos prazos, Rossi esclareceu que "a postura sinaliza reformulação de critérios quanto à tomada de decisão para aquisição de bens ou contratação de serviços. Amparado nos princípios da educação financeira, o consórcio tem promovido o consumo responsável com a tradicional compra por impulso sendo substituída pelo planejamento com vistas à concretização de sonhos de consumo ou à formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial".
No mês de junho, o Sistema de Consórcios somou 7,1 milhões de consorciados consolidados, de acordo com a nova metodologia adotada pelo Banco Central, onde ativos e quitados estão somados, 4% mais que os 6,83 milhões do mesmo mês em 2014. No acumulado de janeiro a junho, foram contemplados 713,4 mil participantes, 6,9% acima das 667,6 mil daquele período um ano antes.
No período, os créditos comercializados atingiram R$ 42,6 bilhões em novas adesões, 15,9% mais que os R$ 36,76 bilhões (de janeiro a junho de 2014), justificados pela forte demanda nas cotas de imóveis. No semestre, seu valor, depois de pequena redução (-2%) no segundo mês, evoluiu de R$ 34,4 mil em fevereiro para R$ 41,1 mil em junho, uma alta de 19,5% em cinco meses.
Nos valores disponibilizados, quando das contemplações, chegou-se a R$ 20,43 bilhões, 11,3% mais que os R$ 18,36 bilhões do mesmo intervalo no ano passado.
Em meio a um cenário conjuntural desafiador o Festival do Consorciado Contemplado, iniciativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e a Abac, registrou resultados positivos durante os primeiros dois meses de vigência.
Na soma de maio e junho de 2015, enquanto as vendas de veículos novos - incluindo leves, pesados e motos - caíram 19,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, a utilização de cartas de crédito de consórcios para a aquisição de veículos avançou 4,4% - de 143,1 mil para 149,4 mil, de acordo com dados da Abac e Cetip. Isto resultou em aumento da participação dos consórcios nas vendas de 18,2% para 23,7%.
Para Rossi, "os bons resultados devem-se ao engajamento das marcas participantes na oferta de condições vantajosas aos consorciados contemplados, verdadeiros clientes ?classe especial?. Portanto, nossas expectativas por ocasião do lançamento se confirmaram ao longo desses dois meses iniciais de Festival".
A ação teve início em 1º de maio e vigência inicial de 45 dias, estendendo-se até 15 de junho. Contudo, com o crescente interesse das marcas e também de consumidores, muitas empresas aderiram à campanha já em sua reta final. O fato motivou a prorrogação por novos 45 dias e, portanto, a ação foi realizada até 31 de julho.
O objetivo foi estimular o mercado de autoveículos e máquinas autopropulsadas ao oferecer, por meio das empresas e concessionárias participantes, benefícios e vantagens exclusivas para que consorciados, já contemplados, utilizassem o crédito disponível para adquirir veículo.
O presidente da Abac destaca que "entre as principais características e vantagens do Sistema de Consórcios estão os prazos longos de pagamento, ausência de juros, custos finais menores, e, ao adquirir o bem, a possibilidade de uso de até 10% do valor do crédito para despesas como transferência de propriedade, tributos e seguro do bem".
Data: 31/07/2015
2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br
Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE