Prefeitura de São Paulo apresenta projeto de centro de exposições para a Expo 2020
Com 160 mil m², complexo deve abrigar também um parque ecológico e edificações públicas destinadas à educação, saúde e cultura.
Na última terça-feira (5), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a vice-prefeita, Nádia Campeão, apresentaram o projeto da cidade para a candidatura à Exposição Universal de 2020 (Expo 2020), assinado pelo escritório alemão de arquitetura GMP Architekten. A capital paulista concorre com as cidades Ayutthaya (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Izmir (Turquia) e Ekaterinburg (Rússia).
Segundo a Prefeitura, o centro de exposições deve ser construído mesmo que a capital não seja eleita para receber o evento. O empreendimento vai ser construído em Pirituba, na região Noroeste da capital, e inclui também investimentos em infraestrutura de transporte, habitação e preservação ambiental.
Durante a apresentação, Haddad reiterou a importância do legado que a exposição deixará para a cidade. "São Paulo precisa de investimentos e esse projeto se conforma com a proposta do Arco do Futuro. Tem uma nova organização da cidade que passa por Pirituba e pelo novo centro de exposições", explicou.
De acordo com a vice-prefeita da capital, a principal característica do projeto é a promoção de transformação urbanística e inclusão social. Após a realização do evento, programada para o período que vai de maio a novembro de 2020, o complexo passaria a abrigar um parque ecológico e edificações públicas destinadas à educação, saúde e cultura, além do centro de convenções. O equipamento de 160 mil m² terá vocação para ser o maior centro de exposições do hemisfério sul.
Os investimentos em transportes incluem a modernização da linha rubi da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) e a construção da futura linha laranja do Metrô. Além disso, está prevista a abertura de um acesso à Rodovia dos Bandeirantes, que liga a capital ao interior do Estado.
A delegação Bureal International des Expositions (BIE), responsável pela organização do evento, vai fazer uma visita à cidade na próxima semana e, em continuidade ao processo de candidatura, uma apresentação do projeto pela prefeitura será realizada na sede da entidade, em Paris. O resultado da disputa será divulgado em novembro deste ano.
Data: 11/03/2013