Qual o perfil dos imóveis para quem vai casar?
Em três dias, Ana Paula Maia e Pedro Portugal vão oficializar uma relação que começou ainda no ensino médio, há quase dez anos
Em três dias, Ana Paula Maia e Pedro Portugal vão oficializar uma relação que começou ainda no ensino médio, há quase dez anos. Subir ao altar, no próximo sábado, é uma das etapas do processo que teve como parte fundamental a aquisição de um lugar para morar. O endereço eles já adquiriram. O casal compõe o público que movimenta o mercado imobiliário e sabe bem o que quer antes de concluir a compra.
Daqui pra frente, a médica, de 26 anos, e o engenheiro de telecomunicações, 25, serão responsáveis por montar um lar. O apartamento, adquirido em abril de 2014, no bairro Guararapes, tem 70 metros quadrados e está na fase final de reformas. A procura até fechar negócio levou oito meses, entre pesquisas e negociações. “O perfil que buscávamos era de apartamento com pouco tempo de entrega, no máximo dois anos, entre 70 e 85 metros quadrados”, conta Pedro.
Imóveis desse tipo são os mais procurados pelos casais que querem adquirir o primeiro lar, afirma Kalil Otoch, da Kalil Otoch Imóveis. “Eles dão preferência a bairros próximos ao trabalho e são, normalmente, em prédios de duas a três torres, com três a quatro apartamentos por andar, o que torna mais acessível o condomínio. Além disso, este já conta com lazer completo”, descreve.
Ricardo Bezerra, da Lopes Immobilis, acrescenta: “a vida moderna está levando as pessoas a procurarem cada vez mais a comodidade. E esses casais querem ter menos filhos. Isso reflete no imóvel: eles buscam os compactos”. Por isso, a preferência é por apartamentos de dois quartos - “do casal e do futuro bebê”, com direito a duas vagas de garagem.
“Mas eles priorizam sala e quarto de casal - muitos deles, inclusive, aumentam esse cômodo”, considera. No caso do casal Ana Paula e Pedro, o segundo quarto do imóvel foi planejado para comportar um escritório que, no futuro, dará lugar ao primeiro filho.
Escolha e compra
Como as casas em Fortaleza são maiores, conforme Bezerra, com no mínimo 120 m², dificilmente os casais estão optando por esse tipo de imóvel. “Eles vão é para a praticidade. Quem casa não quer casa, quer condomínio”. O pagamento, na quase totalidade dos casos, é por meio de financiamento.
“Tem muita oferta no mercado, então pessoal está procurando ver mais opções, mais condições de pagamento, de preço. É bom pra quem está comprando, querem adquirir o melhor negócio”, avalia Kalil.
Pedro conta que, para o financiamento, mais de 25% do valor total foi dado de entrada. Na fase de buscas, ele lembra que entrou em contato com pelo menos dez corretores. “Eles te enviam muitos e-mails com opções”, explica o quase marido. Quando conheceu o tal edifício nos Guararapes, por indicação de um corretor, o casal gostou tanto que focou as buscas naquele local. “Entrei em contato com todos os corretores que tinham placa no prédio e fizemos uma espécie de leilão. Foi tão bom que meu pai comprou um para ele outro, para minha irmã”, relata.
Dicas
PERFIL
Não tenha pressa em fechar negócio e verifique o que mais se encaixa no seu perfil. Em Fortaleza, as buscas são por imóveis de 70 a 90 metros quadrados, com dois quartos e duas vagas de garagem
ORÇAMENTO
O jovem casal precisa avaliar, antes de fechar o negócio, se a parcela do financiamento cabe no orçamento. Não utilize todo o orçamento no imóvel: lembre que há reformas e móveis
FINANCIAMENTO
99,9% dos casos são por financiamento de banco. Porém, pesquise as taxas de juros
CONTATOS
Viu a placa de vende-se em um local de que você gostou? Anote o número. E se jogue nas buscas. Tenha contato de vários corretores e discuta muito, tentando fugir dos preços inflacionados
LOCAL
A Capital se expandiu tanto que as opções imobiliárias estão espalhadas por diversos bairros, alcançando cada vez mais a Região Metropolitana, com possibilidades de condomínios de casas ou unidades autônomas. Procure bairros confortáveis e com opções futuras para valorização do seu patrimônio
EMPREENDIMENTO
Visite o empreendimento. Ao chegar, se informe sobre condomínio, valores, converse com administrador e síndico.
Data: 22/04/2015