Fale Conosco

12 3018-4910

Corretores:

Raquel Jordán

(12) 99128-4712

75510-F

Alberto Vidal

(12) 99723-0430

67651-F
Digite a referência do imóvel >

Como se preparar para reforma de início de ano

Construir ou melhorar a residência requer planejamento e paciência. Veja dicas para evitar dor de cabeça durante a obra
 
Ano novo, casa nova? Se você está nesse time mas prefere fazer uma reforma a comprar outro imóvel, a dica é investir tempo em um planejamento básico para evitar desperdício de dinheiro e dores de cabeça.
 
O empresário Miguel Galindo, da Concretiza Construções, explica que esse plano não é complexo, mas necessário. Para começar, é preciso determinar qual a meta da reforma. “Quando a gente fala em reforma, é comum que acabe deixando sem limites”, alerta. Ele diz que o foco deve ficar claro para que os gastos não saiam do controle e o resultado final seja prejudicado.
 
Definido o que se quer fazer na casa, o próximo passo é partir para um orçamento de mão de obra e materiais. “Pesquise bastante e negocie preços e prazos”, orienta o empresário. Para ele, não se pode abrir mão de materiais de qualidade, uma vez que produtos não confiáveis podem comprometer todo o tempo, dinheiro e paciência empregados no processo. “Tem que pesquisar produtos de qualidade.”
 
Na sequência, as atenções se voltam para o profissional contratado. “Nunca libere o dinheiro todo antes da entrega”, ensina Galindo. Ele explica que, diferentemente de quando se contrata empresas especializadas, ao trabalhar com profissionais autônomos, é difícil fazer contratos formais. Os acertos são feitos ‘de boca’, mas é preciso definir prazos e pagamentos semanais, de acordo com o andamento da obra. A principal dica de Galindo é deixar sempre pelo menos 10% a 20% do valor total para ser repassado somente quando houver a entrega. “Depois, é ter muita paciência”, lembra o empresário, “mas, quando acaba, dá uma satisfação muito grande, além de valorizar o imóvel”.
 
Tudo isso consome muito dinheiro. No mercado, há opções de crédito exclusivas para construção e reforma, como as linhas de crédito do Banco do Brasil e da Caixa. Em comum, elas têm prazos extensos – de até 54 meses no BB e de até 20 anos na Caixa –, além de juros mais baixos do que os financiamentos comuns, com taxas a partir de 1,5%. O gerente regional da Caixa em Pernambuco, João Carlos Sá Leitão, explica que, no caso do banco, esse crédito é feito através do Construcard, que permite compras de materiais de construção, incluindo itens como piscina e móveis planejados. Entre os diferenciais, está a opção de passar um tempo pagando somente os juros do valor utilizado, para somente depois começar a pagar a dívida total.
 
João Carlos indica que, antes de contratar esse tipo de empréstimo ou mesmo de decidir fazer a reforma, o proprietário deve analisar se pode arcar com o investimento. Ele reforça a importância do planejamento da obra ou reforma e diz que é preciso também ter outras fontes para pagar a mão de obra e para eventuais aumentos de custos no decorrer dos serviços. Para quem opta pelo Construcard, ele acrescenta que barganhar com as lojas também é muito importante para garantir melhores preços, sobretudo para quem está fazendo obras maiores. “O lojista recebe o valor em 48 horas, então é uma compra à vista”, conclui.
 
Passo-a-passo
 
1) Planeje-se
É preciso definir exatamente o que se quer fazer e manter o foco nesse serviço, para não perder o prumo durante as obras e gastar mais do que o necessário.
 
2) Faça os orçamentos
Com os objetivos definidos, é hora de fazer orçamentos de materiais de construção e de mão de obra, sempre prezando pela boa qualidade para não ter que refazer depois.
 
3) Acompanhe
O ditado “é o olho do dono que engorda o porco” também vale em construções e reformas. É preciso acompanhar se o serviço está sendo feito conforme o combinado.
 
4) Não pague tudo de uma vez
Nunca faça o pagamento total dos serviços antes do término da obra. Prefira fazer pagamentos semanais e deixe pelo menos 10% a 20% do total para o final.
 
5) Tenha paciência
Lidar com obras e reformas pode ser um pouco estressante, mas tenha paciência para resolver problemas que venham a aparecer.

Data: 01/01/2015

As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.

2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br

Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE