Todo cuidado é pouco
A compra da casa própria exige muita atenção. E se o imóvel for adquirido por financiamento, os cuidados devem ser redobrados para evitar problemas.
A primeira das medidas que devem ser tomadas é pesquisar. É importante buscar informações na internet, fazer simulações das prestações nos sites dos bancos e organizar o orçamento familiar.
Outra orientação é fazer orçamentos de preços de diferentes empreendimentos na região escolhida. "Não comprometer 30% da renda é muito importante, já que o financiamento é uma dívida a longo prazo. É preciso separar parte do salário para o pagamento das despesas com documentação, como a escritura do imóvel", destaca Bruno Teodoro, diretor da Estrutura Consultoria, correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal.
Para facilitar esse processo, Bruno diz que a empresa vai lançar cartilha com as etapas na compra do imóvel financiado. "O material já está no nosso site. A ideia é tratar o assunto de forma didática, orientando os futuros compradores e as construtoras interessadas em formar parcerias com a Estrutura nos estandes de vendas, no caso dos imóveis na planta", explica.
A Associação de Consumidores (Proteste) também oferece no seu site (www.proteste.org.br) uma cartilha da casa própria, com assuntos como legislação, certidões exigidas, impostos, cuidados na compra do imóvel na planta, seguros e a quem recorrer no caso de problemas. Entre as orientações está pesquisar os juros, que variam de acordo com a renda, com o valor do imóvel e do financiamento, além de não assinar nenhum documento antes de verificar se o crédito será aprovado.
Data: 17/10/2014