Saber avaliar imóvel facilita venda
Colocar preço em um imóvel com valores bem distantes da realidade de mercado é uma das causas mais comuns da dificuldade em encontrar interessados. A lei da oferta e procura é implacável com quem não compreende que pedir preços muito acima do valor real costuma ser uma f urada. Por isso, saber avaliar o próprio imóvel é uma das formas de ter sucesso na venda.
"Avaliar o preço adequado ajuda na negociação, porque dá velocidade na hora de vender e faz com que as pessoas não percam muito tempo", explica a diretora comercial da Lello Imóveis, Roseli Hernandes.
O primeiro passo é pesquisar o preço de venda de imóveis semelhantes, como no mesmo prédio, por exemplo. Um imóvel com valor de mercado em torno de R$500 mil, por exemplo, está fadado a ficar abandonado se o vendedor insistir em pedir R$ 1 milhão e resistir a qualquer desconto.
As ferramentas de busca de sites especializados em imóveis são outra forma de descobrir o valor aproximado do bem, embora elas só mostrem o preço pedido pelo dono, e não o negociado com o comprador.
"Uma boa dica é pesquisar pelo nome da rua onde está localizado o seu imóvel, já que estes sites não costumam fornecer o número exato do apartamento ou casa", comenta Roseli.
Mas se o vendedor busca uma comparação mais aproximada, o mais recomendável é recorrer a profissionais especializados no mercado de sua região, sugere a corretora da Lello.
"O caminho mais correto é encontrar profissionais experientes que são capazes de avaliar o preço do metro quadrado, já que conhecem diversos perfis de imóveis na região", explica. Essa avaliação serve tanto para venda como para locação.
Data: 29/09/2014