Fale Conosco

12 3018-4910

Corretores:

Raquel Jordán

(12) 99128-4712

75510-F

Alberto Vidal

(12) 99723-0430

67651-F
Digite a referência do imóvel >

Secovi projeta 26 mil lançamentos e cerca de 24 mil vendas até o final do ano

A construção civil não enfrenta um bom momento. Ao menos, é isso que mostram os indicadores do setor divulgados ao longo das últimas semanas.
 
Segundo o Secovi (Sindicato da Habitação de São Paulo), o volume de vendas de imóveis novos caiu 72,3% durante o mês de junho na maior capital do País, dado revelado dias antes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrar que o setor enfrenta o pior nível de empregos da história.
 
De acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), não existe crise no setor.
 
Apesar disso, ela afirmar que, desde o ano passado, o ramo imobiliário passa por uma desaceleração.
 
- Aquele ciclo que teve o auge em 2010 e 2011 realmente está se encerrando e não se observa um reinício de modo a retomar o crescimento.
 
O Secovi atribui a baixa nas vendas durante o mês de junho à Copa do Mundo e ressalta que as cidades situadas no entorno da capital obtiveram o melhor mês de junho em vendas no mesmo período de cinco anos. Mesmo com o resultado, o presidente do sindicato, Claudio Bernardes, projeta para o fim do ano lançamentos em torno de 26 mil unidades e vendas de cerca de 24 mil empreendimentos.
 
- Apesar de todos os fatores negativos citados, vale ressaltar que o mercado tradicionalmente apresenta melhor desempenho no segundo semestre.
 
Ana Maria, por sua vez, indica que o cenário de fraqueza do setor deve permanecer nos próximos meses, sem perspectiva de melhoras.
 
Feirões
 
Outro fator que pode ser um reflexo do momento vivido pelas construtoras é a grande quantidade de feirões realizados durante as últimas semanas, com descontos atraentes e bônus adicionais. Para Ana Maria, os eventos envolvem estratégias de marketing para realizar as vendas, porque não é de interesse das empresas manter os estoques altos.
 
- Como acontece em todo mercado, há uma ação de marketing nesse sentido, que deve até se intensificar para que melhorem as vendas.
 
Em oposição aos feirões baseados somente nos descontos, a construtora Gafisa divulgou um anúncio no Jornal Folha de S. Paulo. Na ilustração, a empresa mostra repúdio a diversas ações praticadas pelas construtoras. "É assim que o mercado imobiliário tem-se comportado para conquistar e persuadir novos compradores", diz a publicidade.
 
Para o diretor de vendas e marketing da Gafisa, Marc Wey Hofling, o objetivo de um feirão não pode estar relacionado somente com o desconto, mas sim o "bom negócio" a ser disponibilizado ao consumidor. Marc ressalta que os compradores devem tomar cuidado para não caírem em ofertas muito atraentes, porque elas podem esconder armadilhas.
 
- Quando se fala de um desconto de R$ 500 mil, possivelmente é uma oferta específica de uma unidade com um ticket final bem alto, superior a muitos milhões, pois não existe um desconto dessa magnitude em um produto de R$ 700 mil, por exemplo.
 
Consumidores
 
Segundo Ana Maria, o pessimismo apresentado pelas famílias está claro e a redução do volume de venda dos lançamentos está associada à incerteza que cerca a população, o que significa que "o mercado imobiliário deve se manter fraco".
 
- Houve um crescimento muito grande dos preços do metro quadrado, que subiu muito acima da renda. Então, as famílias começaram a esperar um pouco para ver que movimento seguiria o mercado.
 
Marc diz que o momento deve ser tratado com cuidado. Ele avaliar que, por se tratar da compra da vida do consumidor, ela não pode ser realizada simplesmente por impulso.
 
- Em um momento de insegurança por parte do cliente, estamos adotando uma postura mais próxima, buscando incentivar que o consumidor compare antes de comprar.

Data: 04/09/2014

As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.

2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br

Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE