Fale Conosco

12 3018-4910

Corretores:

Raquel Jordán

(12) 99128-4712

75510-F

Alberto Vidal

(12) 99723-0430

67651-F
Digite a referência do imóvel >

Investidor terá opção de letra imobiliária ainda para 2014

A mais nova opção de investimento para o cliente pessoa física, a Letra Imobiliária Garantida (LIG) deve entrar no mercado brasileiro ainda este ano. No próximo dia 28 de agosto, após reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), o Ministério da Fazenda deve dar mais detalhes sobre a regulamentação e a operacionalização da LIG, que foi anunciada no último dia 20, junto com outras medidas de incentivo ao crédito. Pelo que se sabe até agora, a LIG será isenta de Imposto de Renda, após um determinado prazo, e também terá dupla garantia, com cobertura da instituição financeira emissora e carteira imobiliária separada dos demais ativos do banco, caso a instituição seja liquidada.
 
O novo título complementará as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), que atualmente movimentam R$ 100 bilhões. Durante o lançamento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o novo papel tem vantagens em relação à LCI porque tem mais garantias e está dentro dos padrões internacionais, o que permite que a poupança estrangeira passe a financiar a aquisição de imóveis no Brasil. Mas a criação e aplicação efetiva do título depende de Medida Provisória (MP).
 
Essa nova modalidade de títulos privados, para fornecer recursos para os financiamentos imobiliários, é há muito tempo reivindicado pelo setor. A LIG será emitida pelos bancos e investidores estrangeiros que também poderão comprar o papel.
 
Análise
 
Para o mestre em Economia e sócio da SM Consultoria, Gregório Matias, a LIG é um título com uma garantia adicional, uma vez que uma parte do patrimônio das instituições financeiras ficam em garantia aos títulos, protegendo-os em caso de liquidação da instituição. “Além disso a isenção do IR torna a aplicação mais atrativa aos investidores e propicia o aumento do funding para as instituições”, completa. Como ponto negativo, o especialista cita o prazo. “Por se tratar de um título que visa aumentar a duração da carteira de títulos imobiliários, deverá ter o prazo acima de dois anos”.
 
“Primeiramente, é difícil falar das LIGs devido ainda ser necessário a edição da Medida Provisória que formalizará sua criação”, diz o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Segundo ele, provavelmente, o investimento seguirá o mesmo mecanismo dos atuais títulos de investimentos. “Ou seja, é necessário que o investidor interessado seja cadastrado em uma corretora de valores”, explica.
 
Adianta que, quanto aos valores mínimos de investimento, ainda não há definição, mas vão depender de cada instituição, devendo partir da cota mínima de R$ 1 mil.
 
O economista Vítor Leitão, da SM Consultoria, explica que a principal vantagem para o investidor deste título é a isenção do IR para títulos com prazos superiores a dois anos. “Como vantagem para a economia, tem-se uma nova possibilidade de funding para as instituições, mas como desvantagem isso pode gerar inflação no médio prazo, embora o ministro diga que não, acho que pode ocorrer, sim”, conclui.
 
Por ser um título de renda fixa, Anderson Passos Bezerra, professor de Administração Financeira da Faculdade Ateneu, acredita que ele seja para perfis conservadores, que buscam maior segurança em suas aplicações.
 
Destaca como desvantagem o volume para realizar a aplicação. “As letras imobiliárias costumam exigir um valor alto de investimento”.
 
NÚMEROS
100 bilhões de reais é o valor movimentado pelas Letras de Crédito Imobiliário (LCI) 
28 de agosto é a data prevista para a regulamentação do LIG
 
Fonte: O Povo

Data: 29/08/2014

As informações sobre os imóveis, preços e condições de venda ou locação, são de inteira responsabilidade dos proprietários, sendo que eles poderão retirá-los da relação, ou alterar seus preços sem prévio aviso.

2010 - 2025 | Corretores Premium | Todos os direitos reservados | São José dos Campos, SP
+55 (12) 3207-0059 | 99128-4712 | 99723-0430 | contato@raqueljordan.com.br

Desenvolvimento Web: Sites & Cia | EmpresasVALE