Mercado imobiliário dá sinais positivos
O mercado imobiliário nacional recuperou algum fôlego no mês de Julho, de acordo com o Imovirtual Market Index (IMI). O comportamento ficou a dever-se “à época estival que fez aumentar o número de potenciais compradores de imóveis, sobretudo estrangeiros e visitantes estrangeiros”, traduzindo-se no resultado mais elevado de sempre registado por este barómetro.
Apesar dos indicadores mais recentes, o tempo médio de venda de imóveis residenciais manteve-se nos 13 meses e o tempo de absorção dos imóveis de arrendamento aumentou de 4 meses, em Junho, para cerca de 5 meses.
O IMI especifica que 63,1% da procura imobiliária foi orientada para apartamentos, assim como 52,5% da oferta imobiliária. Lisboa foi a cidade com maior procura (36,5%), enquanto o Porto foi quem apresentou a maior oferta (29%), em relação à capital (25%).
A instabilidade no mercado de trabalho, a restritividade bancária e a diminuição do poder de compra foram os três aspectos destacados pelo inquiridos como tendo maior peso nas dinâmicas do mercado.
Sobre o futuro, 57% dos profissionais do sector questionados apontaram para uma manutenção dos valores praticados e 33% anteciparam um aumento deste indicador. Mais de metade mostrou-se confiante num crescente dinamismo da actividade, contrastando com apenas 4% que diz esperar uma deterioração das condições em que o sector opera.
O período de recolha de dados para elaboração do Imovirtual Market Index decorreu no início deste mês com o apoio da REVConsultants.
Data: 28/08/2014