Crédito imobiliário deve crescer 14% neste ano
A Caixa Econômica Federal, que tem 70% do crédito imobiliário do país, espera fechar 2014 com R$ 155 bilhões em empréstimos para a casa própria- um crescimento de 14% ante 2013, quando o banco emprestou R$ 135 bilhões, afirmou o presidente do banco, Jorge Hereda.
"Nossa carteira de crédito imobiliário vai ter crescimento compatível e coerente com a nossa capacidade de originação. Continuamos sendo o banco da habitação e o líder neste mercado", disse ele.
Para Hereda, a demanda por financiamentos para a compra da casa própria nos próximos anos deve ficar entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas geradas em um país).
"Nós saímos da média 1,6% de participação em relação ao PIB para os atuais 8,6%", destacou.
Na avaliação dele, como existe uma demanda de consumidores com potencial para tomar crédito e uma carência por imóveis, as contratações vão continuar em expansão. Porém, Hereda reconhece que o ritmo dos negócios tende a ser mais lento.
No ano passado, o banco assinou, em média, cinco mil contratos de financiamento para a casa própria. Com isso, o banco fechou 2013 com 1,9 milhão de contratos.
A Caixa promove neste mês a 10ª edição do Feirão da Casa Própria em 13 cidades. São Paulo recebeu o evento neste fim de semana. Entre os próximos dias 16 e 18, o evento ocorrerá em Brasília, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. No período de 23 a 25, será a vez de Campinas (SP), Florianópolis, Porto Alegre e Uberlândia (MG).
Fonte: destak jornal
Data: 05/05/2014