Sondagem da CNI e CBIC indica otimismo na indústria da construção
Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgada no dia 29 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da CBIC, revela que a indústria da construção registrou desempenho negativo em dezembro, mantendo o resultado apresentado durante quase todo o ano.
De acordo com a pesquisa, o nível de atividade do mês de dezembro voltou a cair e a atividade continua inferior ao esperado pelo período (nível de atividade efetivo abaixo do usual).
A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) caiu de 71% para 69% entre novembro e dezembro, mostrando enfraquecimento da atividade. Além disso, a indústria da construção reduziu mais uma vez o número de trabalhadores no setor.
Quanto aos aspectos financeiros, a Sondagem revela que o desempenho no quarto trimestre mostrou melhora. A situação financeira foi considerada satisfatória e a margem de lucro, ainda que considerada insatisfatória, apresentou indicador superior aos outros trimestres do ano.
O acesso ao crédito foi avaliado como difícil para as pequenas e médias empresas, mas considerado fácil entre as grandes. Para os próximos seis meses, os empresários demonstraram expectativas positivas. Todos os indicadores de expectativa (nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e matérias-primas e número de emprestados) cresceram em comparação a dezembro, mostrando mais otimismo que no fim de 2011.
Data: 31/01/2013