Imóvel na medida certa
Grandes áreas de lazer, vários quartos, poucos banheiros? Perto do trabalho ou próximo de uma natureza preservada? Antes de comprar é preciso responder algumas perguntas importantes, para escolher um imóvel que mostre o seu jeito de morar. É uma tarefa que deve unir finanças e necessidades. Solteiros, por exemplo, preferem morar perto do trabalho. Casais com crianças pequenas costumam priorizar prédios com boa oferta de áreas de lazer. E você? Como seria o imóvel mais adequado para o seu estilo de vida? Saiba o que considerar na hora de escolher o seu imóvel.
COMO ESCOLHER
Pessoas sozinhas, solteiras, recém-casados, casais sem filhos
Se a renda é apertada, prefira área comum simples e barata de manter (condomínio baixo); do contrário, invista em espaços de convivência incrementados. Avalie se o espaço interno do imóvel é fácil de manter (com poucos banheiros, por exemplo). Você prefere um local mais central ou perto do trabalho? Pense nisso. E não se esqueça de considerar se o imóvel oferece liquidez de venda.
Casal com crianças ou adolescentes, pai ou mãe separados com filhos
O ideal é garantir um espaço interno com vários quartos, para manter o conforto da família. Área comum (de lazer) ampla é importante para entreter as crianças. Pensar nos itens de segurança deve fazer parte do planejamento. É interessante ainda pensar num apartamento com ambientes de convivência (sala íntima, de TV) reversível para quando os filhos saírem de casa. A proximidade da escola dos filhos também deve pesar na escolha.
Separados e viúvos (sem filhos vivendo junto)
Localização é importante. Priorize um imóvel próximo do trabalho e dos filhos. Na maioria dos casos, a área comum pode ser mais simples - e, portanto, mais barata de manter (condomínio baixo), para acompanhar uma possível diminuição do patrimônio. Não deixe de pesar a segurança.
Idosos
Nessa etapa da vida, a proximidade da família, da vizinhança e uma localização central são fundamentais. O espaço interno deve ser de fácil manutenção,
infra-estrutura e instalações (elétrica e hidráulica) em bom estado. Dê preferência a área comum simples e barata de manter (condomínio baixo), para acompanhar eventual queda de renda familiar.
Fonte: http://casanova-docelar.blogspot.com.br/
Data: 11/04/2014