Novo perfil de morador: cresce a procura por imóveis mais sofisticados
Afastando rumores de bolha imobiliária e desaquecimento do mercado imobiliário, o ano de 2014 promete continuar com altos índices de compra de imóveis. Em 2013, a Caixa Econômica Federal registrou o valor recorde de R$ 134,9 bilhões em contratações, referentes a crédito imobiliário. A previsão da instituição financeira é que o crédito imobiliário siga em alta, devendo ficar entre 10% e 20% maior do que no ano passado.
Grande parte desse montante em financiamentos foi destinada a compra de imóveis que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas, o perfil de quem está adquirindo imóveis está mudando. É grande a procura por apartamentos maiores e com mais vantagens e benefícios, em comparação aos imóveis comercializados dentro do programa subsidiado pelo Governo.
Segundo a corretora de imóveis Sueli Fernandes, muitas famílias estão priorizando conforto, localização e acabamento com mais qualidade na hora de comprar um novo imóvel. “As pessoas que geralmente moravam em residências e hoje estão optando por morar em apartamentos, por exemplo, procuram um imóvel com um piso melhor, com mais vagas de garagem, elevadores. É um perfil de público mais exigente”, explica a corretora.
Seguindo esse perfil de comprador, muitas construtoras têm lançado projetos com três quartos, suíte, sala para ambientes maiores e uma gama de serviços dentro do próprio estabelecimento, como academia e área gourmet mais completa. Além disso, os materiais usados na finalização da obra também são mais qualificados. Revestimentos como porcelanatos, sistema de aquecimento a gás, garagens cobertas, entre outros itens, são características analisadas pelos compradores na hora de escolher um novo imóvel neste padrão.
Data: 31/03/2014