Cuidado com os golpes imobiliários
Os Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis vêm intensificando o combate aos contraventores, que são pessoas que atuam no mercado imobiliários com o intuito de ludibriar a população. Confira os golpes mais freqüentes:
1- O contraventor ganha a confiança do proprietário do imóvel. Assim que toma conhecimento que eles estão fora da cidade, seja por um final de semana, anunciam o imóvel. O pretendente a comprador se interessa e dá um sinal. No início da semana o comprador volta ao local para concluir o negócio e se depara com os proprietários verdadeiros. Aí é correr atrás do prejuízo.
2- O golpe do saldo devedor também é comumente aplicado. O contraventor anuncia o imóvel com uma prestação abaixo do valor de mercado e, ainda, diz ao interessado que existe uma liminar na Justiça para reduzir o saldo devedor. Quando o adquirente concretiza o negócio e resolve verificar a veracidade das informações, já foi lesado.
3- Um mesmo imóvel é alugado para duas pessoas diferentes num mesmo final de semana, sendo que os inquilinos dão a caução para segurar o imóvel. Isto tudo acontece diariamente com as pessoas que fazem alguma transação imobiliária, porque elas não tomam os cuidados principais para não serem ludibriadas e perderem, muitas vezes, as economias de uma vida.
Peça sempre a credencial do CRECI para qualquer pessoa que se apresente como corretor.
Fonte: Correio Braziliense
Data: 27/03/2014