De acordo com pesquisa, apartamentos compactos são tendência
Estudo realizado pela Lopes, empresa de consultoria e intermediação imobiliária, revela que 58% dos paulistanos que procuram imóveis comprariam um apartamento compacto. O número de entrevistados que acredita ser uma tendência do mercado a procura de imóveis menores é ainda mais expressivo: 68%. O levantamento levou em conta consulta feita em dezembro de 2013, quando foram entrevistadas 644 potenciais compradores de imóveis em São Paulo.
“Essa tendência é reflexo das recentes mudanças na estrutura familiar e nos hábitos dos paulistanos, como o aumento do número de solteiros, de casais sem filhos, de pessoas da terceira idade, além da crescente preocupação com a mobilidade urbana”, assinala Caio Augusto Pereira, superintendente de Inteligência de Mercado da Lopes.
Dos interessados em adquirir imóveis menores, 61% têm como principal finalidade moradia própria. Outros 32% têm como objetivo investimento, pois acreditam no potencial de rendimento de unidades compactas. Já outros 4% comprariam para ficar próximo ao trabalho, 2% devido à proximidade de centros urbanos e apenas 1% para moradia de outra pessoa.
Ainda segundo o levantamento, os bairros que registraram maior procura por apartamentos compactos foram, respectivamente, Tatuapé, Penha e Vila Mariana.
Sobre a Lopes:
A LPS Brasil (Bovespa: LPSB3; Reuters: LPSB3.SA; Bloomberg: LPSB3.BZ) é a maior empresa de consultoria de imóveis do país, que oferece soluções integradas de intermediação e promoção de financiamento imobiliário, com vendas contratadas de R$ 19 bilhões em 2012. Esse volume representou um crescimento de 4% frente 2011.
A Lopes, com mais de 78 anos de história, presta assessoria a incorporadores, compradores e corretores de imóveis, nos mercados de alto, médio e padrão-popular, principalmente por meio de seu site www.lopes.com.br. Atua no mercado primário de lançamentos e no secundário que reúne imóveis prontos, tanto usados como os nunca habitados, mas de terceiros. As vendas intermediadas no mercado primário representaram R$ 14,4 bilhões das vendas contratadas em 2012, desempenho estável se comparado com o ano anterior. Já o mercado secundário apresentou um crescimento de 20%, alcançando R$ 4,6 bilhões. Em rápido crescimento, o segmento secundário passou de 8% das vendas da Lopes em 2010 para 24% em 2012.
Na área de financiamento imobiliário, a empresa atua por meio da CrediPronto, joint venture entre Lopes e Itaú para prover financiamento imobiliário. Em 2012, a empresa originou R$ 1,5 bilhão em financiamento imobiliário, valor 18% superior ao volume originado em 2011. A carteira total da CrediPronto ultrapassava R$ 3,6 bilhões em setembro de 2013.
Fonte: www.infoimoveis.com.br
Data: 31/01/2014