São José dos Campos sorteia 1.317 casas populares e faz entrega de 186.
Imóveis construídos na zona norte vão passar para os sorteados no dia 27.
Prefeitura prevê 10 mil moradias em 4 anos; déficit habitacional é de 16 mil.
São José dos Campos sorteou as 1.317 famílias que vão poder morar em casas populares na cidade. Porém, apenas 186 unidades estão prontas para receber os contemplados e a fila do município é de 16,5 mil famílias, de acordo com a prefeitura. Segundo o governo do Estado, esse número pode chegar a 19,6 mil.
A entrega das chaves para os primeiros 186 contemplados deve ser feita no dia 27 de dezembro, após os sorteados apresentarem documentação exigida pela prefeitura e a Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU). As demais unidades habitacionais ainda não têm prazo definido, mas a estimativa é de entrega para o primeiro semestre de 2014.
O primeiro lote tem 744 apartamentos e está localizado na região do Jaguari, na zona norte. As outras 573 unidades ficam na região do Putim. "A nossa meta no ano que vem é contratar no mínimo três mil, mas a gente acha que pode chegar a mais cinco e aí durante os quatro anos seriam dez mil unidades", afirmou o prefeito Carlinhos Almeida (PT).
Longa espera
A aposentada Maria das Dores Oliveira mora em uma área da prefeitura na Vila Corintinha e há 33 anos espera ser sorteada. A situação dela é dramática, pois a Justiça determinou que ela e o marido doente saiam do local até fevereiro do ano que vem. "Procuro um quartinho para alugar para a gente deitar e ficar amontoada, a gente não encontra. E aonde é que eu vou ficar? Vou ficar na rua? Debaixo da ponte? Não posso", questiona.
De acordo com a prefeitura, ela é uma das suplentes do sorteio realizado nesta terça-feira. Se algum sorteado desistir da casa, ela pode ser contemplada.
Fonte: Portal G1 Globo.com
Data: 13/12/2013