Benfeitorias em imóveis
Está pensando em reformar? Saiba quais são os itens que realmente valorizam o imóvel.
Na casa própria ou alugada, sempre há a necessidade de mudar, seja com uma reforma ou uma simples alteração na decoração. Mas quando falamos em valores, no caso de uma reforma, é preciso saber se o valor investido irá agregar de fato, no valor de mercado do imóvel.
Primeiramente, entenda que toda melhoria feita no imóvel, é chamada de benfeitoria e estas são divididas em categorias, que justificam sua existência, como conservá-lo, melhora-lo ou apenas embeleza-lo:
Benfeitorias necessárias: são aquelas que visam à segurança do imóvel e suas estruturas, assim como a manutenção do mesmo, impedindo sua deterioração. Podemos citar como exemplo, um reparo nas instalações elétricas e em vazamentos de água, goteiras e infiltrações. Não visam valorizar o imóvel.
Benfeitorias úteis: estas são as benfeitorias que não estão diretamente ligadas à preservação do imóvel, mas sim, torna-lo mais valorizado, ou seja, se não realizadas, não afetariam a conservação do bem, mas se feitas, agregam valor comercial, como construção de garagens e instalação de pisos.
Benfeitorias voluptuárias: estão são benfeitorias que apenas embelezam o imóvel, como a troca da cor da parede. Não agregam valor e são dispensáveis, mas sabemos que podem conquistar os olhos de quem entrar no imóvel, e podem trazer a sensação de conforto, segurança e aconchego de um lar. Neste caso, apesar de não agregar valor, pode conquistar um futuro comprador.
Se você é proprietário do imóvel, qualquer melhoria é válida, mas as úteis são as que agregam mais valor ao negociar.
Para quem mora de aluguel, os itens alterados no imóvel que deverão ser reembolsados ao inquilino são aqueles de categoria necessária, pois visam a manutenção do imóvel e o bom uso. Já os de categoria útil, apenas devem ser reembolsado se previamente acordado com o proprietário do imóvel.
Mas independente da categoria, antes de qualquer reforma, é fundamental o planejamento. Estudo as melhores maneiras de mudar seu imóvel, atentando-se à estrutura, conservação e principalmente aos ambientes, para que fiquem sempre funcionais e convidativos. Além disso, escolha materiais de qualidade e um bom profissional para fazer a obra ou os reparos. Com certeza, este será um grande diferencial para um resultado satisfatório.
Fonte: Canal Do Imóvel
Data: 23/09/2013