Desoneração da folha e prorrogação da desoneração do IPI
No último dia 22 de julho, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff o projeto de conversão da MP 610 que incorpora disposições da desoneração da folha de pagamento para diversos setores, entre eles o varejo de material de construção. “Esta medida é muito é positiva para o nosso setor e estamos levando ao Ministro da Fazenda nossa preocupação para que seja definido o mais rápido possível a extensão da prorrogação do IPI que vence em dezembro”, contou Conz.
Diferentemente de outros segmentos, este anuncio muito em cima da data não atrai o consumidor. “Como os estoques estão baixos, qualquer movimentação mais acentuada poderá levar ao desabastecimento e, como consequência, ao aumento dos preços que estão muito estáveis; no nosso segmento, a taxa de inflação foi metade dos números oficiais”, disse.
De acordo com a Anamaco, o impacto da não prorrogação do IPI será de 8% no aumento dos custos dos produtos imediatamente e prejudicará muito as obras do Minha Casa Minha Vida, cujos contratos não preveem estes aumentos nos preços.
Segundo a entidade, o varejo de material de construção registrou recorde de faturamento em 2012, com cerca de 55 bilhões de reais.
Fonte: infoimoveis.com.br
Data: 08/08/2013